domingo, 17 de outubro de 2010

A Nightmare on Elm Street (2010)

(Contém Spoilers)
O Nightmare on Elm Street de 1984 é considerado o melhor episódio da série pela maioria dos fãs. Um roteiro criativo e bem trabalhado que garante os sustos e um lugar entre os clássicos do terror. Afinal, como não ter medo de alguém que te ataca quando você dorme? Até o mais alerta dos escoteiros vai cochilar uma hora, o que não dá esperanças à pirralhada da Rua Elm.

Como não ter medo de Freddy Krueger, que nesse filme ainda é um vilão que se preocupa mais em ser sádico do que ser engraçado. Ele corta fora seus dedos, corta aquela cútis lhyeeenda pra mostrar seus vermes (ugh), arranca fora o próprio rosto, porque o que ele mais gosta aqui é CHOCAR a galera. Os poucos closes e a predominância dos cenários escuros, onde vemos várias vezes apenas sua silhueta, amedrontam mais do que sua participação nas cenas finais, com maiores detalhes.

Agora, junte o terror psicológico de morrer vulnerável numa soneca, um assassino que arranha as unhas nas coisas e ainda a confusão mental de não saber exatamente quando algo é sonho ou realidade. Juntou? Pois bem, agora estrague quase tudo fazendo um remake.


..:: O REMAKE ::..

O remake difere do roteiro original em vários pontos. Pelo que li, esse foi o embasamento das críticas de quem quis comparar o Nighmare on Elm Street de 1984 a este. Quando assisti, tentei exatamente não comparar com o original, aceitando a idéia da adaptação à uma época mais moderna. E mesmo não fazendo a fã xiita, conclui que o filme tem seus acertos, algumas boas idéias, mas nem mesmo assim bate o original. Pra facilitar, dividi minha resenha em três pontos:

I- Roteiro

Aqui, Freddy não é um assassino de crianças e sim um jardineiro pedófilo que abusou das crianças de Springwood em uma pré-escola, cujos pais se vingaram queimando-o vivo enquanto jurava inocência. Tipo assim, Q/?///?/ Acredito que a idéia de Freddy pedófilo ajuda na repugnância dele pelo público, mas vê-lo implorando por sua vida e a insinuação de sua inocência não convence.

Nem todas as mudanças são ruins. A morte de Kristen, por exemplo, é menos chocante que a de Tina, mas torna mais crível a incriminação de seu namorado. A transposição da história para nossos dias é bem feita e também há a inclusão de informações mais científicas, como a história de que a privação do sono induz o cérebro a pequenas pausas para se recarregar (o que te faz sonhar mesmo estando acordado) levando-o ao coma. Não sei se procede, mas achei bacana. Poooontooam para o remake.

Fiquei dividida quanto ao desfecho do filme. Ainda que eu ache meio bocó o lance da Nancy simplesmente "tirar a força" que havia dado à Freddy, o final-final do original consegue ser instigante, deixa em aberto se tudo era sonho ou se era real. O remake não tem nada disso, só o duelo clássico entre mocinha e vilão... E claro, a mãe. MWAHOEIOAHEAOHEIE! >=D

Mexer no roteiro é o risco que se corre num remake, e normalmente traz mais críticas que elogios. Foi o caso. Se você é dos mais puritanos, há de passar raiva.

II - Atuação

Olha, pra mim foi o pior aspecto do filme. Ninguém se salva. Não sei porque estavam elogiando a interpretação de Rooney Mara, que, para mim, foi uma das piores do filme. O melhor da Nancy de Heather Langenkemp era sua perturbação mental se mostrando gradualmente no decorrer do filme: uma menina normal está sofrendo muito e ainda é desacreditada por todos. A Nancy de Rooney, já começa com aquela cara de perturbada, ahahahaha! Não há desenvolvimento algum da personagem, que se mantém apática e sem sal por todo o filme.

Dean, Kristen e Jesse não aparecem por muito tempo, nem são marcantes. Vieram, espernearam, morreram, saíram de cena e eu só bocejei. Mas isso não fez muita diferença no caso do emo-playsson Quentin, que tem mais cenas que o Glen de Johnny Depp *suspiro*, mas não convence. Aliás, o fato de Nancy precisar da ajuda dele até o fim só reforça a fraqueza de sua personagem. Pelo menos a Nancy de Heather fez várias armadilhas #esqueceramdemimfeelings, hahahaha.

A atuação do Freddy do séc. XXI também é estranha. Ele bem que tentou dar seu toque pessoal ao personagem. Não é de todo ruim, mas o Freddy pra mim É O ROBERT ENGLUND. Qualquer outro é cosplayer, ahaha. (Fazendo a fã xiita agora).

III - DEfeitos Especiais

Não vou me estender aqui. Só tenho a dizer que eles tinham muita grana e poderiam ter feito algo muito melhor. Nem que fosse pra ter gastado tudo em uma make decente pro Freddy. O que era aquilo, WTF? Um cruzamento do Lord Voldemort com o Imhotep não-reconstituído? o.0
Segue o trailer do filme. Pra quem quiser conhecer a série, é uma oportunidade. Mas se curtir, assista também a série clássica de A Nightmare on Elm Street e tire suas próprias conclusões. ;)


2 comentários:

  1. Oi flor...
    Passei pra retribuir a visita no Pin-up Girls...
    Adorei seu blog!
    Beijos
    Lidiane
    http://pinupgirlsabc.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Ei aquele que você tava elogiando era o primeiro?!?!?! O primeiro dava medo e nada dava vontade de rir? Tem certeza? kkkkkk

    ResponderExcluir

Solta o verbo, amegha(o). ^^