quinta-feira, 1 de julho de 2010

♪... Kate Nash ...♪

Kate Marie Nash é uma cantora e compositora inglesa nascida em Brent, Londres, em 06/07/1987. Sua característica mais marcante são as composições com letras bem-humoradas e satíricas, entonadas por uma voz meiga e melodiosa. Se Lily Allen e Regina Spektor tivessem uma filha, essa seria Kate Nash. =D

Desde a infância, Kate se interessava pela música, quando aprendeu a tocar piano e posteriormente, guitarra. Porém, sua ambição inicial era fazer carreira como atriz. Chegou a estudar no BRIT School for Perfoming Arts and Technology, mas foi reprovada em sua audição para a Bristol Old Vic Theatre School. Como desgraça pouca é bobagem, Kate caiu de um lance de escadas e quebrou o pé, tendo que ficar imobilizada. Durante esse período, ela voltou suas atenções novamente para música, compondo músicas novas e finalizando antigas. Ela também decidiu agendar uma apresentação num pub chamado Trinity, que foi seguida de várias outras.

Em 2007, ela estreou com o single Caroline's A Victim, lançado pela Moshi Moshi Records. Kate também divulgou suas músicas através do MySpace, onde conheceu Lily Allen (que na época emplacava o hit Smile) e se tornou conhecida por ser sua Top Friend. Mais tarde, no mesmo ano, ela lançava seu primeiro álbum, chamado Made of Bricks.

Made of Bricks tem uma meninice que combina bastante com a imagem de Kate Nash. As canções seguem uma linha melódica realmente parecida com as de Regina Spektor; algumas tem um quê de experimental, como a bacana Mariella. Os títulos são meio suspeitos, como Mouthwash, Dickhead (Algo como "Mau Caráter"; mas que, pervertida como sou, sempre associo ao sentido literal, haha) e até a ritmada Shit Song, que, paradoxalmente, é muito boa. =D

As letras de Kate são encantadoras. Boa parte delas focam em temas românticos, como estar apaixonada ou desilusões amorosas, mas de um jeitinho tão cool e bem escrito, que nem de longe lembram os hits piegas do sertanojo. Dentre todas, elegi Birds (que integrou o primeiro single) como a mais linda da cantora. Sério, se Birds tivesse bochechas, elas iam ficar flácidas de TANTO que eu as apertaria. *-*



E agora, em abril de 2010, chegou às lojas seu segundo álbum, intitulado My Best Friend is You. Eu já ouvi o cd inteiro umas três vezes enquanto escrevia esse post. Asseguro que é um trabalho muito bom, ainda que diferente do que eu esperava.

A sonoridade mudou bastante. No novo cd, a guitarra e bateria ocuparam boa parte do espaço do piano em suas canções, dando a elas mais peso. Há também influências do punk, 60's rock e soul, bem trabalhados junto com as letras que ainda falam sobre relacionamentos. Mas até nelas, Kate está mais madura. Em contrapartida, podemos ouvir a praticamente declamada Mansion Song, de letra forte e diferente do habitual. =)




As faixas Do Wah Doo e Kiss That Grrl são algumas das mais animadinhas, dá até pra arriscar uma dancinha. Essas duas já tem videoclipes oficiais, bem divertidos também.

Há ainda as mais arrastadas I've Got a Secret, You Were So Far Away e I Hate Seagulls. Quando bater uma saudadinha do Made of Bricks, ouça a faixa Pick Pocket, onde as notinhas rápidas de piano ainda estão presentes.

Dois cds diferentes entre si, mas que não deixam dúvidas quanto à intérprete: uma menininha atrevida e talentosa. ^^


-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

Obs.: Esse post antecede e embasa, de forma pública, todas as acusações de minha traição ao movimento heavy/thrash metal. Tô no aguardo. (y)

[EDIT] Obs.²: Só agora vi que as imagens dos trechos das músicas ficaram um c*. Aiin, relevem, um dia vou saber usar o photoshop dignamente. *-*

2 comentários:

  1. Oi! Você visitou (e comentou) no meu blog então vim visitar o seu... Eu amei o que você escreveu sobre a Kate Nash. Ouvi a versão de Seven Nation Army dela e achei uma gracinha! Mas nunca tinha parado pra escutar as composições dela mesma... Eu recomendo ouvir Lisa Mitchell que tem esse estilinho delicado e meigo sem ser modinha, muito bom! Volte sempre! ;)

    ResponderExcluir
  2. Algo na sua descrição me deu vontade de ouvir...vou começar por Birds, te aviso se curtir!

    Beijos!

    ResponderExcluir

Solta o verbo, amegha(o). ^^