domingo, 17 de outubro de 2010

A Nightmare on Elm Street (2010)

(Contém Spoilers)
O Nightmare on Elm Street de 1984 é considerado o melhor episódio da série pela maioria dos fãs. Um roteiro criativo e bem trabalhado que garante os sustos e um lugar entre os clássicos do terror. Afinal, como não ter medo de alguém que te ataca quando você dorme? Até o mais alerta dos escoteiros vai cochilar uma hora, o que não dá esperanças à pirralhada da Rua Elm.

Como não ter medo de Freddy Krueger, que nesse filme ainda é um vilão que se preocupa mais em ser sádico do que ser engraçado. Ele corta fora seus dedos, corta aquela cútis lhyeeenda pra mostrar seus vermes (ugh), arranca fora o próprio rosto, porque o que ele mais gosta aqui é CHOCAR a galera. Os poucos closes e a predominância dos cenários escuros, onde vemos várias vezes apenas sua silhueta, amedrontam mais do que sua participação nas cenas finais, com maiores detalhes.

Agora, junte o terror psicológico de morrer vulnerável numa soneca, um assassino que arranha as unhas nas coisas e ainda a confusão mental de não saber exatamente quando algo é sonho ou realidade. Juntou? Pois bem, agora estrague quase tudo fazendo um remake.


..:: O REMAKE ::..

O remake difere do roteiro original em vários pontos. Pelo que li, esse foi o embasamento das críticas de quem quis comparar o Nighmare on Elm Street de 1984 a este. Quando assisti, tentei exatamente não comparar com o original, aceitando a idéia da adaptação à uma época mais moderna. E mesmo não fazendo a fã xiita, conclui que o filme tem seus acertos, algumas boas idéias, mas nem mesmo assim bate o original. Pra facilitar, dividi minha resenha em três pontos:

I- Roteiro

Aqui, Freddy não é um assassino de crianças e sim um jardineiro pedófilo que abusou das crianças de Springwood em uma pré-escola, cujos pais se vingaram queimando-o vivo enquanto jurava inocência. Tipo assim, Q/?///?/ Acredito que a idéia de Freddy pedófilo ajuda na repugnância dele pelo público, mas vê-lo implorando por sua vida e a insinuação de sua inocência não convence.

Nem todas as mudanças são ruins. A morte de Kristen, por exemplo, é menos chocante que a de Tina, mas torna mais crível a incriminação de seu namorado. A transposição da história para nossos dias é bem feita e também há a inclusão de informações mais científicas, como a história de que a privação do sono induz o cérebro a pequenas pausas para se recarregar (o que te faz sonhar mesmo estando acordado) levando-o ao coma. Não sei se procede, mas achei bacana. Poooontooam para o remake.

Fiquei dividida quanto ao desfecho do filme. Ainda que eu ache meio bocó o lance da Nancy simplesmente "tirar a força" que havia dado à Freddy, o final-final do original consegue ser instigante, deixa em aberto se tudo era sonho ou se era real. O remake não tem nada disso, só o duelo clássico entre mocinha e vilão... E claro, a mãe. MWAHOEIOAHEAOHEIE! >=D

Mexer no roteiro é o risco que se corre num remake, e normalmente traz mais críticas que elogios. Foi o caso. Se você é dos mais puritanos, há de passar raiva.

II - Atuação

Olha, pra mim foi o pior aspecto do filme. Ninguém se salva. Não sei porque estavam elogiando a interpretação de Rooney Mara, que, para mim, foi uma das piores do filme. O melhor da Nancy de Heather Langenkemp era sua perturbação mental se mostrando gradualmente no decorrer do filme: uma menina normal está sofrendo muito e ainda é desacreditada por todos. A Nancy de Rooney, já começa com aquela cara de perturbada, ahahahaha! Não há desenvolvimento algum da personagem, que se mantém apática e sem sal por todo o filme.

Dean, Kristen e Jesse não aparecem por muito tempo, nem são marcantes. Vieram, espernearam, morreram, saíram de cena e eu só bocejei. Mas isso não fez muita diferença no caso do emo-playsson Quentin, que tem mais cenas que o Glen de Johnny Depp *suspiro*, mas não convence. Aliás, o fato de Nancy precisar da ajuda dele até o fim só reforça a fraqueza de sua personagem. Pelo menos a Nancy de Heather fez várias armadilhas #esqueceramdemimfeelings, hahahaha.

A atuação do Freddy do séc. XXI também é estranha. Ele bem que tentou dar seu toque pessoal ao personagem. Não é de todo ruim, mas o Freddy pra mim É O ROBERT ENGLUND. Qualquer outro é cosplayer, ahaha. (Fazendo a fã xiita agora).

III - DEfeitos Especiais

Não vou me estender aqui. Só tenho a dizer que eles tinham muita grana e poderiam ter feito algo muito melhor. Nem que fosse pra ter gastado tudo em uma make decente pro Freddy. O que era aquilo, WTF? Um cruzamento do Lord Voldemort com o Imhotep não-reconstituído? o.0
Segue o trailer do filme. Pra quem quiser conhecer a série, é uma oportunidade. Mas se curtir, assista também a série clássica de A Nightmare on Elm Street e tire suas próprias conclusões. ;)


TOP 10: Melhores Mortes de Nightmare on Elm Street

(Contém Spoilers)

Eu me empolguei mesmo com a resenha de Nightmare on Elm Street e fiz essa postagem extra, com (rufem os tambores, please) o TOP 10: Melhores Mortes da série Nightmare on Elm Street. \o/
Err... Soou muito mórbido? Malz. =/
Defino como critério, no caso, mortes sangrentas, divertidas e/ou criativas. Tem links no Youtube para cada uma delas... Let's go:

10º) Spencer (Breckin Meyer), em "Freddy's Dead, The Final
Nightmare".
Essa foi tosca e looonga. Spencer vivia fumando maconha e jogando videogame. Numa noite de sono, foi sugado por umas cores psicodélicas da tv pra dentro de um jogo, no naipe de Super Mario, haha. Detalhe é que Freddy é quem comandava seus movimentos com joystick... Participação especial de Johnny Depp.

9º) Taryn White (Jennifer Rubin), em "A Nightmare on Elm Street 3: The Dream Warriors"
Em seus sonhos, a ex-viciada Taryn é uma punk toda trabalhada no couro e nas tachas. Luta brevemente contra Freddy num gueto; as tradicionais facas dele se transformam em seringas. Freddy injeta 'os tóchico tudo' no braço da garota, que morre estrebuchando de overdose.

8º) Greta (Erika Anderson), em "A Nightmare on Elm Street 5: The Dream Child"
Greta sofre pressão da mãe para seguir com carreira de modelo. Durante um jantar com contatos, ela adormece e Freddy surge de maitrè, hahaha. Especialidade de casa: Filet de Barbie. Freddy empurrava a comida goela abaixo de Greta, que morreu engasgada e
de boca cheia. Eek. :

7º) Sheila Kopecky (Toy Newkirk), em "A Nightmare on Elm Street 4: The Dream Master"
Sheila tem um pesadelo durante sua prova de matemática. Nele, Freddy testa as... eerhn... habilidades osculatórias da garota, desencadeando um ataque de asma.

6º) Phillip Anderson (Bradley Gregg), em "A Nightmare on Elm Street 3: The Dream Warriors"
O titereiro Phil é feito de marionete por Freddy, que transforma as veias do garoto em cordas e o força a sair do hospital e a jogar-se do alto do prédio.

5º) Mark (Joe Seely), em "A Nightmare on Elm Street 5: The Dream Child"
Amigo nerd (hail o/) de Nancy, viciado em HQs (hail o/). Enquanto vigiava o sono de Alice e folheava alguns gibis, Mark cochila (aliás, o que havia com esses caras? Todo mundo que devia vigiar acaba dormindo...) e em seu sonho, começa a ler um gibi chamado Nightmares From Hell. Lendo-o, se dá conta de que é a própria estória do filme em quadrinhos! Mark é transportado para o gibi e numas cena no estilo do clipe Take on Me, do A-HA, luta contra Freddy, assumindo poderes e forma de um super-herói. Mas o vilão aqui leva a melhor, e picota (sim, pi-co-ta!) o rapaz.

4º) Jennifer Callfield (Penelope Sudrow), em "A Nightmare on Elm Street 3: The Dream Warriors"
Hahaha, essa é engraçada também! Em seu pesadelo, Jenny se aproxima da tv com interferência. Nisso, saem do televisor dois braços e a cabeça de Freddy com anteninhas, que a enfiam com tudo no aparelho."Welcome to prime time, bitch!"

3º) Debbie Stevens (Brooke Theiss), em "A Nightmare on Elm Street 4: The Dream Master"
Hahahaha, se o critério fosse a morte mais nojenta, essa ganharia disparada. Debbie é uma viciada em malhação, novelas, bofes atléticos e tem horror a insetos. Enquanto adormecia durante sua série de exercícios, Freddy surge e empurra a barra pra baixo, quebrando os cotovelos da moça. Mas não acaba por aí: os braços dela caem (!) e nascem no lugar deles patinhas de barata. Mas não acaba por aí: o rosto de Debbie cai também e ela assume a forma da
barata da cintura pra cima. Mas não acaba por aí: Ela se vê numa caixinha de fósforo, que é esmagada por Freddy espirrando uma meleca amarela viscosa, hahaha. É de deixar Kafka orgulhoso. :

2º) Tina Gray (Amanda Wyss), em "A Nightmare on Elm Street".
A segunda melhor morte foi a de Tina. Essa foi o assassinato de estréia de Freddy, e um dos mais arregaçantes de toda série. É a clássica morte onde Tina, cortada por Freddy na barriga (visivelmente de plástico, aheuaueha, defeitinhos especiais rlz) e banhada em sangue, é arrastada e esfregada nas paredes e teto, ficando pendurada lá até cair já morta na cama.

1º) Glen Lantz (Johnny Depp), em "Nightmare on Elm Street"
O primeiro lugar foi resultado de um páreo duro entre Tina e o cético namorado de Nancy, Glen Lantz. Mas acho que ser engolido pela cama para logo após virar uma espécie de gêiser humano de sangue, cobrindo o teto e paredes, é mais do que digno para a premiação como a melhor morte da série toda. Como um policial definiu bem na sequência da cena, "Não precisamos de uma maca aqui. Precisamos de um pano de chão!" (y)